Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cupcake de Páscoa (com gotas de chocolate)



E o que é um cupcake? Diferente de muffin, o cupcake nada mais é do que um bolinho em miniatura, que pode ou não ter cobertura. Bom, a discussão sobre a diferença entre os dois é vasta na net, com brigas entre os admiradores de ambos os lados, mas como quem manda na minha cozinha sou eu - os meus são cupcakes e pronto! rs

Antes de me aventurar no mundo dos pequenos bolinhos, consultei a melhor fonte sobre o assunto, a Verito, rainha dos cupcakes em Miami. Depois de trocarmos alguns emails, ela me enviou a receita básica e infalível que ela utiliza, outra com gotas de chocolate e ainda da cobertura (frosting) que ela faz para decorá-los. Porém eu decidi que queria uma coisa com cara de Páscoa, ou seja, com moooito chocolate e por isso adaptei a receita da Verito, busquei algumas outras referências e optei por uma calda, igual a de bolo de cenoura. O resultado foi esse aqui...

Para 12 cupcakes:
2 ovos, 1/2 xícara de açucar, 1 xícara de farinha de trigo (eu usei com fermento), 3 colheres de manteiga, 1/2 xícara de chocolate em pó, 1/2 xícara de leite, 200gr de gotas de chocolate e 1 colher sopa de fermento em pó.

Na batedeira vai o açucar e a manteiga, batendo bem até ficar clarinho. Junte o chocolate em pó e bata mais. Acrescente os ovos um a um batendo bem depois de colocá-los. Por fim acrescente a farinha peneirada com o fermento e o leite alternadamente. Coloque as gotas de chocolate, mexa até incorporar e preencha com a mistura as forminhas de papel. Detalhe: eu enchi demais as forminhas e meus bolinhos cresceram mais do que eu gostaria. Não que tenha algum problema, mais por causa da estética mesmo, já que eu ainda colocaria por cima uma cobertura.
Asse em forno pré-aquecido por uns 15 a 20 minutos e leve para esfriar em uma grade.

A calda dos meus cupcakes...
100gr de chocolate meio amargo, 1/2 xícara de leite, 1 colher de manteiga sem sal, 2 colheres de mel.
Derreti o chocolate no microondas e levei para a panela com os outros ingredientes até ferver e cozinhei por mais uns 5 minutos.

As cenourinhas eu fiz com pasta americana, que você pode comprar pronta (para pouca quantidade eu acho mais vantagem) ou fazer em casa. Se quiser fazer aqui vai a receita que eu uso...
3 colheres (sopa) de água, 1 colher (sopa) de glucose, 1 colher (sopa) cheia de gelatina, 1 colher (sopa) de margarina sem sal (aquela forno&fogão), 1 colher (chá) de essência de baunilha (ou outra de sua preferência), açúcar impalpável q.b.
Coloque a água numa panela, espalhe a gelatina e leve ao banho maria. Depois de derretida a gelatina, acrescente a glucose. Depois de dissolvida, acrescente a margarina e a essência. Faça uma cova com açucar impalpável sobre a uma superfície lisa, onde você irá trabalhar a massa. Coloque a mistura no meio e vá adicionando o açúcar e trabalhando a massa até que ela se torne elástica. Guarde em saco plástico bem fechado.
Agora, se você quiser facilitar a sua vida compre a pasta americana da Arcolor que é muito boa :) Para colorir a massa basta usar corante gel. Aqui nas cenourinhas eu usei o laranja e o verde para as folhinhas e para "colá-las" no cupcake eu coloquei a calda ainda morna e já as dispus por cima.

Não ficou uma belezura? ;)