Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tipos de soja

Olá, gente!!
Resolvi postas pra vc algumas pesquisas que fiz no ano passo sobre alimentos, então  resolvi colocar sobre os tipos se sojas.
Espero que gostem!!!

GRÃOS – Assim que cozidos, podem ser consumidos de diversas maneiras. Dicas de preparo: antes e colocá-los de molho, devem receber o choque térmico. Para isso jogue água fervente por cerca de 5 minutos e, depois, coloque-os na água gelada. Isso serve para retirar a substâncias que interferem na absorção de proteína vegetal.
FARINHA – Produzida a partir do grão torrado e moído, possui boa quantidade de proteínas. Pode substituir parte da porção de farinha de trigo em produtos de panificação, sem alterar característica como gosto e textura.

TOFU – Produzido a partir do extrato do grão, também é chamado de queijo de soja. É rico em proteínas, além de apresentar fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Não possui gordura saturada nem colesterol.
ÒLEO – Super comum na cozinha do brasileiro, é fonte de ácidos graxos essenciais, ômega 3 e 6. Porém não leva isoflavonas na fórmula. O consumo moderado aliado à dieta com níveis controlados de gorduras é benéfico sim!

LEITE (EXTRATO) – Ainda que batizado de leite trata-se do líquido originado do cozimento dos grãos em água e trituração. Possui baixo teor de gordura e é isento à lactose (açúcar do leite).

MISSÔ – Condimento fermentado fabricado com grãos de soja, abundante em proteína e aminoácidos essenciais. E o melhor: vem recheado de isoflavonas, fitohormônios relacionados ao alívio dos sintomas da menopausa.

SHOYU – Conhecido entre sushis, é produzido pela fermentação natural da soja, mas deve ser degustado com moderação, pois é lotado de sódio – 5700 miligramas / 100 gramas.
LECITINA - Obtida por técnicas de processamento, é um suplemento alimentar abastecido de fosfolipídios que favorece o funcionamento as células  nervosas e a memória.

PROTEÍNA ISOLADA – Popular nutriente extraído dos grãos e comercializado em forma de suplemento, especialmente cápsulas.

FARELO – É o resíduo do processo de produção de òleo. Possui alto teor de proteína, em torno de 40%.

Hoje em dia existem vários produtos de soja nas prateleiras do mercado. Estes citados acima são apenas alguns, que com certeza traz grandes benefícios à saúde. Mas podemos encontrar Hambúrguer, barrinha de cereal, docê de leite, extrato de soja integral, macarrão, biscoitos, chá verde, estrogonofe vegetal, iogurte, empanados, pão de fôrma e suplementos.

Alguns produto de soja que já podem ser encontrados nos supermercados:













Bom gente por enquanto e so espero que tenham gostado!!
No proximo post algumas receitinhas com soja!!!
Bjs!!

Amanda Carneiro

4 comentários:

  1. Olá lindinha, sou BU 2320 e vim te conhecer. Adoro soja e muita coisa não sabia. Obrigada pelas informações super importantes. Já estou te seguindo e quando puder passe lá no meu cantinho. Vou adorar te receber. Bjins
    http://talecoisasdalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita, tbm ja estou te seguino!!!
      bjs!!
      volte sempre!!!

      Excluir
  2. oi amanda vim retribuir sua visita muito interessante seu blog.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir

Olá! Espero que tenha gostado do meu blog
Antes de sair deixe um comentário aqui no post e o endereço
do seu blog no topo da pag(Deixe seu link) para que eu possa retribuir a visita.
Beijos!!!
Amanda Prado
:)