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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Por que ingerir alimentos a base de soja?


Todos nós já sabemos que a soja e produtos a base de soja fornecem uma série de benefícios. Atualmente eles são os principais produtos vendidos em loja de produtos naturais, isso porque a soja é o carro-chefe para quem quer ter uma alimentação saudável. Este alimento é fonte de proteínas, apresentando aminoácidos essenciais ao nosso corpo (ou seja, aminoácidos que nosso corpo não produz); além disso, contém uma substância conhecida como isoflavonas, que é um fitoquímico também citado como fito-estrogênio. Nenhum alimento oferece a quantidade de isoflavonas, que a soja pode fornecer a quem as consome. Através da isoflavona é possível ter uma série de benefícios, a principal delas é que essa substância pode "funcionar" como o hormônio estrogênio, sendo de grande importância para as mulheres na menopausa, diminuindo o risco de câncer, principalmente o de mama (1 porção diária de produtos a base de soja, já pode diminuir esse risco); e os sintomas da menopausa. Além disso a soja pode reduzir os níveis de colesterol no sangue, e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares. Já para indivíduos que tem problemas renais, e devem ter a ingestão de proteínas controlada, a substituição da quantidade de proteína animal prescrita pelo médico/nutricionista, pela proteína de soja melhora a função renal desses indivíduos.

Mas qual o melhor produto para se consumir e como substituí-lo pelos alimentos do dia-a-dia? Há inúmeros produtos no mercado a base de soja, por isso pensamos em trazer produtos (independente da marca) que podem ajudar na hora de ter uma alimentação mais saudável e fornecer os benefícios citados anteriormente. Como já dito antes, os produtos a base de soja podem substituir de maneira excelente a proteína animal, então, ao invés da ingestão de carne vermelha que tal troca-la por soja em grãos (2), proteína texturizada da soja (5) ou até mesmo o hambúrguer de soja (8)? Esses produtos tem uma boa qualidade protéica, pouca quantidade de gordura saturada e apresentam gordura monoinsaturada e poliinsaturada (gorduras boas para o corpo). Já na hora de preparar bolos, biscoitos, pode-se substituir a farinha de trigo, pela farinha de soja (1); além de trocar o famoso pão francês por um pão de forma integral com soja (4)!


Outra super dica é a substituição de queijos mais gordurosos pelo queijo a base do leite de soja - Tofu (10), que contém também menos gordura. Já os produtos a base de leite como o achocolatado Danette e iogurtes podem ser substituídos por sobremesas orgânicas (7) eiogurtes a base de soja (6), respectivamente.


E como ficam os viciados por chocolates?! Eles também podem ser substituídos, isso porque o chocolate tradicional apresenta altas concentrações de gordura saturada enquanto os a base de soja (3) não, além de não apresentarem lactose, um carboidrato que algumas pessoas apresentam intolerância. Não podemos esquecer o leite de soja (11), que atualmente já é enriquecido com cálcio, tendo variações do produto para crianças (9)
Que tal começar aos poucos incluir esses produtos em sua dieta? Procure seu nutricionista e tenha uma vida mais saudável!

Muito bom né gente!!! 

Amanda Carneiro