Seguidores

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Origem e características do queijo parmesão.



O parmesão é um tipo de queijo italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano. Devido a sua popularidade como complemento de molhos  típicos, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil  e os Estados Unidos , o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca. Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida  a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma , Reggio Emilia , Módena , Bolonha  e Mântua  (ao sul do rio Pó ).

Atualmente grande parte da produção desse queijo é feita com o leite de vacas  da raça frisone, introduzidas no território por volta do ano 900, mas a vaca mais adaptada à produção dele é aquela vermelha da raça reggiana, animal com tripla aplicação (leite, trabalho e carne).

O queijo parmesão ralado, por seu sabor acentuado, é utilizado tipicamente no acompanhamento de massas , molho de tomates  e em diversos tipos de panificação . É também um ingrediente essencial do risotto.

O Parmesão é um queijo de origem italiana e suas principais características são o baixo teor de umidade e a textura granular, o que vale o nome de queijo Grana. Este queijo nasceu no Vale do Pó por volta de 1200 ou antes. Nesta época esta região, localizada às margens dos rios Reno e Pó era considerada o centro mais importante de fabricação de queijos na Europa .

O Parmesão se apresenta sob forma cilíndrica, com faces planas, peso oscilando entre 5 e 6 kg. Sua crosta é grossa (4 a 8 mm), bem formada e lisa. A massa é dura, compacta e quebradiça, de untura seca, de cor amarelo-palha e odor e sabor picante e forte. No Brasil ainda é comum a fabricação a partir de leite cru ácido, o que pode dar origem a defeitos de textura e consistência (trincas) devido à má qualidade da matéria-prima. Uma boa parte da produção ainda é destinada à ralagem.


Ola gente espero que tenha gostado de saber um pouco sobre o queijo parmesão e um dos meus queijos prediletos. E vamos combinar que e sempre bom descobrirmos um pouco sobre aquilo que comemos

E aqui vai uma receitinha com queijo parmesão

Salgadinhos de queijo parmesão

INGREDIENTES

  • 2¹/² xícaras de chá de maisena
  • 2¹/² xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 unidades de ovos
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • 2¹/² xícaras de chá de margarina
  • 2¹/² xícaras de chá de queijo parmesão ralado

PASSO A PASSO

  • Misture a maisena, a farinha de trigo, o fermento, os ovos, o sal e o leite, ate a massa ficar bem macia.
  • Abra bem a massa com um rolo em formato de quadrado e divida em 4 partes iguais.
  • Espalhe um pouco de margarina e polvilhe o queijo em cada uma das partes da massa.
  • Arrume uma sobre a outra e enrole como rocambole. Leve à geladeira.
  • Quando estiver bem gelada, corte em rodelas de 1/2 cm de largura.
  • Asse em forno quente, ate ficarem douradas.

Um comentário:

  1. Ola, seu blog foi tagueado para responder a uma corrente, visite meu blog para saber as regras http://fernandagoesdesign.blogspot.com.br/2013/01/um-pouco-mais-sobre-o-blog-tag.html

    ResponderExcluir

Olá! Espero que tenha gostado do meu blog
Antes de sair deixe um comentário aqui no post e o endereço
do seu blog no topo da pag(Deixe seu link) para que eu possa retribuir a visita.
Beijos!!!
Amanda Prado
:)